segunda-feira, 27 de março de 2017

Dinâmica para trabalhar Autoconhecimento, Relacionamentos, Bullying, Empatia - Como ser Feliz /Amor ao Próximo


Dinâmica – Como ser Feliz /Amor ao Próximo

(Releitura da dinâmica - Como devo amar ao próximo da Passatempo Espírita)


OBJETIVOS:
1.Sensibilizar o grupo para a importância de pequenos atos de bondade para atingir a felicidade.
2.Discutir situações cotidianas e maneiras de agir para atingirmos a felicidade e melhorar nossos relacionamentos. Agir com empatia e saber perdoar.
3.Trabalhar bullying e seus efeitos nas relações pessoais.
PARTICIPANTES: até 15 pessoas.
TEMPO: 1h (varia de acordo com o tamanho do grupo)
MATERIAL: Impressão do ônibus, (modelo abaixo, já com sugestão das situações), papéis com as situações para grudar nas janelas do ônibus, durex/dupla face.
DESCRIÇÃO: O facilitador  explica ao grupo que farão uma atividade onde poderão discutir sobre as várias situações do cotidiano que podem afetar nossa vida de maneira positiva ou negativa, dependendo da forma como lidamos com ela e como somos tratados.
DESENVOLVIMENTO:
OBS: O facilitador deve previamente ter o ônibus pronto.
1-Começa perguntando ao grupo:
-O que é felicidade?
-O que precisamos fazer para sermos felizes?
Coletar algumas respostas e registrar no quadro ou no flip.
2-Nesse momento apresentar o ônibus, podendo fixá-lo na parede ou em qualquer bem visível a todos, com as janelas fechadas e dizer: ''Nós somos os passageiros deste ônibus e estamos fazendo uma viagem em busca da felicidade. Durante o percurso  tiremos que  passar por algumas situações cotidianas. Vamos ver como agiríamos diante das situações.
3-A partir daí pedir para que um dos participantes abra a primeira janela e leia a questão para todos e responda como agiria. O facilitador incentiva que o grupo ajude nas respostas, para que todos possam se envolver.
4-Quando as respostas esgotarem, o facilitador chama outro membro do grupo para abrir a segunda janela e repete o processo até que todas as janelas sejam abertas e as situações respondidas.
(ver abaixo, sugestões de respostas para cada situação).
DISCUSSÃO:
OBS:A discussão pode ser feita, durante a atividade ou ao seu término.
Perguntas:
.O que a viagem de ônibus representa? Conduzir para a conclusão que é a nossa vida.
.Como respondemos ou reagimos a cada situação do cotidiano? Temos empatia com os demais?
.Voltar a pergunta: O que precisamos fazer para atingir a felicidade? Como esse exercício pode nos mostrar o que precisamos fazer para construir nossa felicidade?
Podemos agir de forma positiva diante das situações ou ter atitudes preconceituosas e negativas, dificultando nossos relacionamentos.
Práticas de bullying podem contribuir para nossa felicidade e para vivermos melhor? O que fazer para não incorrermos nessa prática, já que e tão comum e muitas vezes nem percebemos que estamos praticando?
Saber perdoar e ter empatia com os demais. Ser humilde e prestativo. Reconhecer e respeitar as diferenças.
CONCLUSÕES:
Concluir que durante a viagem (vida) temos várias oportunidades de nos dedicarmos ao próximo, termos atitudes de amor ao próximo e empatia. Que nossa felicidade é construída por nos mesmos, na somatória de nossos pequenos atos de bondade. E que mesmo que não alcancemos a felicidade plena vamos preparando o caminho com atitudes de amor.

Ao final da atividade e da discussão perguntar ao grupo se já passaram por alguma situação semelhante e como agiram diante dela?

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Sugestões de respostas para cada situação.
1. Ignorar para que esse comportamento não se repita. Fazer uma autoanálise para ver como estou reagindo as vária situações. Conversar com o colega e tentar saber o porquê desse apelido.
2. Não propagar a fofoca. Não participar do assunto; dizer que não devemos julgar; e se puder deve se afastar.
3. Reconhecer os sentimentos dele. Ajudar para que não se sinta tão só. Lembrar que pode se comunicar atualmente através dos vários dispositivos de internet. Dizer que não importa a distância, a amizade poderá continuar; e também poderá fazer novas amizades.
4. Dividir o seu lanche com ele. Tentar se aproximar e descobrir o que está acontecendo e buscar maneiras de ajudar.
5. Pedir desculpas, Não guardar mágoa; perdoar.
6. Ir visita-lo, orar por ele. Tentar ajudar da maneira como pode, sem invasão.
7. Tentar apartar e não tomar partido de nenhum dos lados. Buscar mediar do conflito.
8. Oferecer ajuda e verificar se se machucou. Não rir ou gozar do amigo. Providenciar ajuda caso acha ferimentos.


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