segunda-feira, 17 de março de 2014

Dinâmica 30 Segundos- Aquecimento p/ Trabalhar Temas Específicos, Estimular Participação dos Integrantes do Grupo

Obs: Essa atividade é utilizada como aquecimento e para enriquecer uma discussão sobre um tema. Também, melhora muito o grau de envolvimento na discussão e pode ser usada para discutir temas variados.

OBJETIVOS:
1.Aquecer o grupo para discussão de um tema específico.
2.Estimular a participação de todos os participantes, evitar interrupções e conversas paralelas, melhorar a capacidade de síntese e aproveitamento do tempo e oportunidades.
PARTICIPANTES: até 15 pessoas
TEMPO: 15’ (varia de acordo com a quantidade de participantes. Essa estimativa de tempo contempla apenas a atividade de aquecimento, não a discussão do tema em si).
MATERIAL:
- Cronômetro, preferencialmente os usados em cozinha para preparação de alimentos ou um que tenha um alarme alto e perceptível.
DESCRIÇÃO: O coordenador explica ao grupo que fará uma atividade para exercitar suas habilidades de argumentação.
DESENVOLVIMENTO:
1.O facilitador pede para que o grupo se disponha em circulo e coloca o cronometro em lugar visível, por exemplo em 1 cadeira a sua frente de modo que fique dentro do círculo.
2.Apresenta o tema a ser discutido pelo grupo e diz que com base nesse tema cada participante deverá contar uma experiência ou o que entende sobre ele ou apresentar dúvidas que tem sobre esse tema, etc.. Porém,  diz que existem algumas regras a serem seguidas:
.Cada participante terá apenas 30 segundos para fazer sua exposição.
.Ninguém, em hipótese alguma, pode ultrapassar o tempo estipulado. Se a pessoa não terminou sua exposição deve parar no ponto em  que  estava.
.Enquanto cada um está usando seus 30 segundos, não pode ser interrompido, portanto, todos os outros membros do grupo devem manter-se em silêncio.
.Se a pessoa que está falando terminar antes do tempo, todos devem manter-se em silêncio até o final deste tempo, esperando o 
 soar do alarme.
2.O facilitador se certifica que todos entenderam as regras e inicia então a atividade, indicando ou solicitando voluntários e marcando os 30”.
Nota: Muitos irão interromper, fazer perguntas, conversar, etc., mas cabe ao facilitador não permitir que isso aconteça, atuando de modo sutil para não prejudicar o andamento da atividade.
3.Após todos terem exposto seus argumentos, dúvidas ou experiências, iniciar a discussão.
Nota: É importante que o que foi levantado sobre o tema seja listado na lousa ou quadro, durante as exposições. Se o facilitador estiver sozinho, pode pedir um voluntário do grupo para que execute essa tarefa.
DISCUSSÃO:
Diz ao grupo que irão discutir primeiro a atividade em si, depois irão retornar para a discussão do tema.
Discussão sobre a atividade em si.
Perguntar:
. O que acharam da atividade?
. Que dificuldades encontraram? Irão aparecer respostas como:
- Fiquei muito ansioso e acabei por falar muito rápido e sobrou tempo.
- O tempo é muito pequeno para fazer essa exposição. Se tivesse mais tempo seria melhor, etc.
- O que aconteceu? Existiram pessoas que extrapolaram o tempo? Que terminaram muito antes? Que não conseguiram se conter e mantiveram conversas paralelas ou interromperam a pessoa que estava falando?
Conclusões da atividade:
Concluir com o grupo que:
.Geralmente as pessoas terminam antes do tempo e dizem depois que precisavam de mais tempo, pois não tem o sentido e a percepção real do tempo, ou por se sentirem ansiosas, ou afobadas, etc.
.Por sermos curiosos e impulsivos, tendemos a não nos conter, interrompendo a pessoa, ou mantendo conversas paralelas.
.Que tendemos a não aproveitar, adequadamente o tempo que nos é dado, ou por falta de planejamento e estratégia ou por pura ansiedade. Ou até mesmo por não buscar ocupar os “espaços” e oportunidades que nos aparecem ou são oferecidos, por achar que não somos capazes, ou não merecermos, ou não termos as habilidades que são requeridas, etc.
.Que o planejamento e parar para pensar no assunto nos ajuda a sermos mais concisos, sintéticos, claros e objetivos.
.Que, muitas vezes, não temos o hábito, paciência e respeito necessário para ouvir.
 Discussão sobre o tema:
Após o término da discussão da atividade de aquecimento, partir para a discussão do tema, utilizando-se de recursos e técnicas para tal.
Obs: É importante ressaltar que essa técnica ajuda muito a melhorar a participação do grupo e enriquece a discussão, pois podem ser utilizados os comentários, dúvidas e exemplos levantados na fase do aquecimento, que todos deram como contribuição.
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Lilian Bendilatti

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