ESPAÇO RESERVADO PARA SEUS COMENTÁRIOS SOBRE NOSSO BLOG

QUER TER DINÂMICAS E TÉCNICAS PARA TRABALHAR COM GRUPOS AO ALCANCE DE SUA MÃO? CLIQUE NO BOTÃO COMPRAR, ABAIXO DA FOTO DO LIVRO DIGITAL.
Quer fazer um elogio, crítica ou sugestão sobre o blog? :Clique aqui
Quer se cadastrar para receber nossas novidades? Envie seu e-mail, clicando aqui
(11) 5589-2211(horário comercial - das 9h as 17h30).


segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

DINÂMICA PARA APERFEIÇOAMENTO CRIATIVO DA COMUNICAÇÃO


HISTÓRIA ATRAVÉS DE FOTOS
OBJETIVO: Promover a criatividade e originalidade na comunicação.
PARTICIPANTES: até 20 pessoas
TEMPO: 2h30 ou duas sessões de 1h30’
MATERIAL: Máquinas Fotográficas (celular), computador. (Datashow ou um monitor grande para a exibição, seria melhor).
DESCRIÇÃO: O facilitador explica ao grupo que irão fazer uma atividade onde poderão usar uma maneira diferente para se comunicar. O objetivo da atividade é montar uma história sobre um determinado tema, mas através, somente, de fotografias. Não é permitido usar legendas, falas, etc. para contar a história.
OBS: O tema pode ser escolhido pelo facilitador baseado em assuntos que estão sendo discutidos no grupo ou até mesmo sobre temas que possam favorecer a união e coesão grupal. Nesse último caso, por expl.: o tema amizade.

DESENVOLVIMENTO:
1-    Depois de explicado o objetivo, o facilitador deve distribuir o grupo em subgrupos de aproximadamente 5 a 6 pessoas e pedir para que se juntem e elaborem um roteiro ou script rápido para sua história, já pensando nas cena que a história terá, quem fará cada papel na história, se for o caso; escolher as locações para as fotos e os motivos delas. Por expl.: podem escolher tirar uma foto de uma flor para representar o amor da amizade.
(Estabelecer 30’ para essa atividade).
2-    Quando todos tiverem com seus roteiros prontos pedir para que comecem o trabalho de fotografar e montar a história. (Permitir que o grupo use de instalações fora da sala para fazer essa atividade). Estabelecer 60’ para essa atividade.
3-    Quando todos tiveram terminado de fotografar, pedir para que os subgrupos se reúnam na sala, novamente, por mais 30’ para fazerem os ajustes e descarregar as fotos no computador na sequência que irão apresentar a história.
4-    Quando todas as histórias estiverem carregadas no computador, começar a exibição.
5-    Obs: Outra maneira de exibir o resultado da atividade é imprimir as fotos e apresenta-las ao grupo na ordem estabelecida para a compreensão da história.
DISCUSSÃO: Ao final da exibição perguntar ao grupo:
1- Como se sentiram durante a atividade? Gostaram?
2- Conseguiram entender as histórias?
3- Quais dificuldades encontraram para realizar a atividade?
4- Conseguiram realizar a tarefa? Se não conseguiram, por quê?
5- Qual fase consideram mais importante para realizar a atividade? (Levar o grupo a perceber que sem o planejamento adequado, fica difícil de realizar a tarefa).
6- Foi fácil se expressar através, somente de fotos?
7- Foi fácil trabalhar em grupo? Houve coesão? Quais dificuldades encontraram?
8- Que artifícios utilizaram para conseguir contar a história de maneira que todos compreendessem. (Levar o grupo a perceber que tiveram que usar de mais fotos e escolher situações bastante significativas para conseguir transmitir a mensagem que queriam).
9- Houve histórias de difícil compreensão? O que poderia ter sido feito para que as essas histórias fossem melhor compreendidas.
10- O tempo para elaboração do script /Roteiro foi utilizado de forma adequada? Ou foi tudo feito na improvisação?
CONCLUSÃO;
Para nos comunicar, precisamos levar em consideração nossa audiência e buscar ser claros e objetivos.
No caso em específico em que só poderíamos nos comunicar através de fotografias que é algo estático e mudo, o esforço criativo e de originalidade é ainda maior.
Enfatizar que o resultado foi atingido, apesar de inicialmente parecer impossível realizá-lo. Requereu esforço, planejamento e comprometimento com o resultado para atingir o objetivo desejado.

Tive a idéia de bolar essa atividade, baseada em um trabalho conjunto que fizemos com nosso amigo Thiago Briglia que é cineasta.
Você tem alguma sugestão para aperfeiçoar essa dinâmica.
Faça um comentário ou mande um e-mail:
dinamicaspassoapasso@com.br
Lilian Bendilatti.
www.dinamicaspassoapasso.com.br
Acesse também: www.centrodenumerologia.com.br
                             
www.centrodenumerologia.blogspot.com 

Postagens populares