ESPAÇO RESERVADO PARA SEUS COMENTÁRIOS SOBRE NOSSO BLOG

QUER TER DINÂMICAS E TÉCNICAS PARA TRABALHAR COM GRUPOS AO ALCANCE DE SUA MÃO? CLIQUE NO BOTÃO COMPRAR, ABAIXO DA FOTO DO LIVRO DIGITAL.
Quer fazer um elogio, crítica ou sugestão sobre o blog? :Clique aqui
Quer se cadastrar para receber nossas novidades? Envie seu e-mail, clicando aqui
(11) 5589-2211(horário comercial - das 9h as 17h30).


segunda-feira, 3 de junho de 2013

TÉCNICA PARA TRABALHAR COMPORTAMENTOS AUTORITÁRIOS

Sou professora e estou fazendo o curso escola de gestores.
Estou realizando um trabalho Escola democrática X Escola Autoritária e preciso realizar uma dinâmica de grupo com os meus assistintes com o tema autoritarismo.
Favor me ajudar enviando ou dando dicas de como trabalhar este tema com eles através de uma dinâmica.
Aguardo ajuda,
att,
R.
 
Olá sugiro que crie situações onde se possa discutir  se a pessoa está sendo autoritária ou não quando faz uma solicitação. Uma determinada pessoa pede para alguém fazer algo. Por expl. : A professora  pede para que o assistente verifique se a os alunos já chegaram na classe, após o intervalo. Peça que em duplas dramatizem essa situação. A professora terá que formular essa solicitação para o assistente. Depois disso é perguntado para o assistente como este percebeu a solicitação. Se foi formulada de forma autoritária ou não? Se achou que foi autoritária,  este o assistente, pode tentar reformular a solicitação da forma que achar mais adequada para torná-la menos autoritária. Se foi adequada perguntar para o assistente porque a achou adequada,  e assim por diante.
O importante é que você consiga listar várias situações do dia a dia  e propor que várias duplas ou trios passem por essa experiência. Pode-se mudar os personagens, por expl: dois assistentes fazendo solicitações uns aos outros. Professores conversando uns com os outros, etc.
Pode-se, também, aprofundar para os  sentimentos que as posições autoritárias fazem brotar nas pessoas que recebem ordens desse tipo e que consequencias pode ter. Por expl. desmotivação, atitudes de rebeldia, descaso, etc.
Os tópicos a serem trabalhados são:
- A necessidade e respeito mútuo.
- Necessidade de atitudes colaborativas para obter-se resultados positivos e reais.
- Cuidados nos relacionamentos para que se consiga um clima organizacional favorável.
- Atitudes colaborativas e empáticas geram menos stress, problemas de relacionamento e de doenças no trabalho.
É importante perceber que mesmo que peçamos por favor, muitas vezes nossa postura impositiva e autoritária, se sobrepõe a essas pretensas gentilezas.
Pode-se avaliar, também a postura da pessoa que está fazendo a solicitação. Por expl: em suas feições há sentimentos de raiva, preconceito, desejo de humilhar, etc.
- Há necessidade de trabalharmos nosso emocional para que não causemos, sem querer, mau estar no grupo em que estamos inseridos. Atitudes intempestuosas e impulsivas, tendem a gerar mau estar.
O mais importante: Muitas vezes nem percebemos que estamos sendo impositivos e autoritários. É preciso respirar e pensar, antes de agir. Se algúem pede favor faça e a mesma coisa que ordenar, certo?
Esperamos ter contribuído.
Abraços,
Lilian

Postagens populares