terça-feira, 23 de abril de 2013

Dinâmicas Específicas para Gupo de Idosos - Pergunta Internauta

Boa noite,
Gostaria de receber dinâmicas para aplicar em grupo de idosos.
Obrigada.
P
 
P. boa tarde!
Que eu conheça não há dinâmicas específicas para a Terceira Idade, por isso que você está com dificuldade para localizá-las. O mais importante quando vamos aplicar uma dinâmica é termos um objetivo bem claro. O que pretendemos trabalhar e aonde queremos chegar.
Aí sim, adaptar as dinâmicas para a faixa etária com a qual estamos trabalhando.  Para idosos, por expl. é importante verificar , principalmente, se a dinâmica não oferece risco a saúde do participante, como quedas, se machucar, etc.
Outro aspecto importante que deve ser observado é o grau de compreensão do grupo que estamos trabalhando. Não estou falando apenas de grau de instrução, mas também, de capacidade de entendimento de instruções, grau de abstração, etc.
Já dei algumas dicas para outros internautas que me perguntaram sobre isso. Dê uma olhada nesse link http://dinamicaspassoapasso.blogspot.com.br/2013/04/dinamicas-para-trabalhar-com-idosos.html .
Várias dinâmicas para autoconhecimento e aumento de auto - estima também, podem ser utilizadas, como: Escala de valores,  Quem eu sou, faz a Diferença. Outra dinâmica bastante interessante para valorização de nós mesmos e dos outros é a Quero Lavar Tuas Mãos. Esses são alguns exemplos. Como já falei em outras oportunidades, podem ser usadas dinâmicas de aquecimento e inegração, para unir mais o grupo e criar laços. Exercícios corporais, voltados para a terceira idade, que podem ser pesquisados na  internet, etc.
Ressaltando, novamente, as dinâmicas precisam ter um objetivo claro e serem trabalhadas adequadamente, senão não há razão para utilizá-las.
Espero ter respondido sua questão.
Estamos à disposição.
Abraços,
Lilian
www.centrodenumerologia.blogspot.com

PS: Como muitas pessoas estão perguntando sobre dinâmicas para Idosos, verificamos um link onde há algumas opções: http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/dinamicas-de-quebra-gelo-para-idosos-e-grupos-da-terceira-idade.php. Não testamos as dinâmicas, portanto não temos certeza de sua eficácia. É muito importante que o facilitador verifique a adequação das dinâmicas ou atividades ao grupo com o qual está trabalhando.
Lilian
www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com 

Postagens populares